Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tiradentes, herói nacional?

Nos livros de história desde a antiga 4ª série(5º ano) nos ensinaram que ele foi o líder da Inconfidência Mineira,que ele encabeceou o movimento revolucionário,blá,blá,blá.
Mas,o que acontece é que ele não era líder,coisa nenhuma,nem nobre era. Tratava-se de um simples alferes(simples cargo de militar),que se uniu à elite local(formada por: Cláudio Manoel da Costa,Tomás Antônio Gonzaga,entre outros) por pensar que esta ganharia a batalha e que assim galgaria de posição social.
A elite precisava de um "mártir" e Joaquim José da Silva Xavier foi "escolhido",digamos assim.Decidiram sucumbir o movimento durante a derrama(quando a Coroa invadiria as casas daquele que deviam e confiscaria tudo que fosse de valor,para quitar os impostos não pagos),aproveitando o descontentamento da população,seria muito mais fácil de juntar um grande contingente contra Portugal.
Só não contavam com a traição,o que os levou a perder e como Tiradentes era aparentemente o líder,a "cabeça" do movimento,foi usado de culpado mor.O coitado foi enforcado e esquartejado em praça pública,para servir de exemplo.
Agora vem o questionamento: porque não repreenderam os demais participantes? pois o restante era nobre e a Coroa não seria besta de matar os maiores fazendeiros locais,não é mesmo?
Depois da proclamação da república que foram revirar os arquivos do país e Tiradentes foi posto como marco da revolução.Estamos comemorando o que mesmo?apenas mais um dia sem atividades comerciais mesmo(que muitas lojas nem nos feriados fecham),não sejamos hipócritas.

Beijos e Abraços,
marilimab.

3 comentários:

  1. Onde encontro mais informações sobre isso, Mari? livro, revista? já tinha ouvido coisas parecidas, sobre a desmistificação de Tiradentes, mas neste ano em especial, muitas pessoas comentaram a respeito.

    A nossa história está realmente cheia de falsos heróis. Enquanto isso, uma série de outros heróis, anônimos, permanecem desconhecidos e distantes dos livros de história.

    Mas uma coisa é bem verdade.... hehe... adoooooooro feriado!!! o/

    ResponderExcluir
  2. me too! olha minha professora de história estava me falando e no livro do Pedro Santiago tem um pouco sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. valeu querida. vou dar uma pesquisada.
    ando doida pra comprar montes de livros. só que anda me faltando dinheiro pra isso.. rs

    Um beijo!:)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...