Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Desejo e Reparação

Desde o domingo não conseguia pensar em outra coisa a não ser alugar um filme para ocupar meu tempo ocioso com pensamentos tolos,então ontem sai em busca de alguns filmes da minha lista e o da vez seria: Desejo e Reparação ou Atonement na versão original.
Baseado no livro homônimo de Ian McEwan,a história trata de vários sentimentos como o de culpa que persegue Briony,uma jovem adolescente que quando jovem cometeu um erro que mudou drasticamente a vida de muitas pessoas como a de sua irmã mais velha,Cecília e de Robbie,por quem Cee estava apaixonada.
Desejo e ReparaçãoO site omelete.com.br fez uma crítica brilhante e aqui está:
Todo mundo tem em sua consciência um erro cometido do qual se arrepende muito e julga imperdoável. Bom, pelo menos eu tenho o meu. O de Brioni Tallis aconteceu no início da adolescência e teve proporções catastróficas nas vidas de pessoas que ela amava: sua irmã Cecilia e Robbie Turner, filho de uma de suas empregadas. Resumindo em poucas palavras, esta é a idéia central de Desejo e Reparação (Atonement, 2007), adaptação do romance escrito por Ian McEwan.
Em seu segundo longa-metragem, o cineasta Joe Wright mostra que está amadurecendo o talento já demonstrado na estréia, Orgulho e Preconceito. Além de compor muito bem o mise-en-scène, com figurinos, cenários e câmeras nos locais certos, ele consegue extrair do elenco ótimas atuações, que já coloca seus atores na lista de possíveis indicados ao Oscar. Para o papel de Cecilia ele chamou Keira Knightley, com quem já havia trabalhado no seu primeiro filme. Seu parceiro de cena é o escocês James McAvoy, que vem se confirmando como um dos astros em ascendência. Mas o papel mais importante é o de Brioni, interpretado em três momentos distintos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave.
As três atrizes separam não apenas momentos distintos da personagem, mas também da história (seja ela com "h" maiúsculo ou minúsculo). Quando a conhecemos, no quente verão de 1935, ela é nova, prepotente e mimada. Anda a passos rápidos, fazendo ângulos retos e gasta o tempo livre escrevendo peças ou livros. Ela tem uma paixão secreta por Robbie, rapaz mais velho, que por sua vez é apaixonado por Cecilia e correspondido e da sua inocência vem o tal erro.
O tempo passa, a Segunda Guerra Mundial começa e o remorso de Brioni se torna uma ferida muito maior do que qualquer bomba lançada no front. É neste perído que a dramaticidade cresce e Wright concebe uma das cenas mais bonitas que os cinemas exibirão nesta temporada: em um soberbo plano seqüência, ele acompanha Robbie e dois colegas soldados chegando à praia de Dunkirk e presenciando a calamidade provocada pela guerra. Para realizar a cena, foram utilizados mais de mil extras e outras 350 pessoas trabalharam nos bastidores. São intermináveis minutos sem corte, que fariam até o Capitão Nascimento prender a respiração e torturar as lágrimas para que elas não escapassem pelo canto do olho. No terceiro ato, a premiada Vanessa Redgrave fecha a história com uma participação pequena, mas intensa.
Wright, apesar de ter trabalhado duas vezes em filmes de época, não se prende aos maneirismos no gênero e arrisca não só na narrativa, que apresenta visões diferentes para cenas específicas, mas também no uso da trilha sonora e edição de som, que trabalham juntos e fazem com que os barulhos do filme se encaixem na música e aumentem a tensão. Mas se você não se preocupa com estes detalhes técnicos e quer apenas curtir um bom filme, tudo bem também. Alguém tão preocupado com os detalhes não vai descuidar do elemento principal, a história. Mas vá avisado Desejo e Reparação não está na lista dos dramas de época, de guerra ou romances convencionais. Depois não venha botar a culpa em mim. Já tenho problemas demais na minha consciência.

"Todo grande amor só é bem grande se for triste".
Ps: Eu adooooooooooooro de paixão a Keira e o James McAvoy,muito.

Espero que assistam e comentem sobre o que acharam!

Um beijo.

2 comentários:

  1. já anotei a dica, Mari. Parece ótimo :D beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos eu amei! E pra quem gosta de romance com lágrimas,é ótimo.

    beijos Claudinha :*

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...